sábado, 24 de janeiro de 2026

MEMÓRIA E SAUDADE: 70 ANOS DA PARTIDA DA AVÓ ASSUMPTA

Hoje recordamos os 70 anos de partida da minha avó, Assumpta Elvira Possatto Panssonatto, mãe de meu pai, Arlindo Panssonatto. 


Nascida em 1901, ela foi a base de uma família de oito filhos ao lado do meu avô, José Panssonatto.

Mulher de fibra, não media esforços para o bem estar da família.


Em Rafard (que na época pertencia a Capivari), enfrentou tempos difíceis até que, em 1945, a família buscou novos horizontes em Jundiaí.

Meu pai e meu avô encontraram trabalho na Companhia Mecânica e Importadora São Paulo, empresa que mais tarde faria parte da história da Sifco do Brasil.

A vida na chácara da Companhia trouxe fartura e trabalho: entre plantações e criações, minha avó ainda encontrava tempo para lavar roupas para fora.

Meu pai sempre dizia que ninguém deixava as roupas tão alvas quanto ela.

Na cozinha, era mestre; o talento para os doces, especialmente os suspiros que eu tanto gostava, foi uma herança que deixou para o meu pai.

Embora o destino a tenha levado em 24 de janeiro de 1956, quando ela tinha 54 anos, sua força e seu tempero permanecem vivos em nossas histórias.

Que hoje possamos elevar uma prece por sua alma. 🙏🙏

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

MELISSINHA: O CALÇADO QUE MARCOU ÉPOCA

 
Assista em https://youtu.be/9ZCzixLzxL4?si=0qOpsw7vQvc5HYom  o video completo e em https://youtube.com/shorts/qEt2GU6Hrg4?si=vtQ2WABu0VrOtPlQ a versão reduzida, ambos produzidos para a Educa Web Radio, cujo texto está a seguir: 


Se você foi mãe de uma menina no final na década de 1970, como eu fui, com certeza guarda no coração e no olfato a memória afetiva mais doce daquela época: o cheirinho inconfundível de chiclete que exalava das caixas das sandálias Melissinha! 

Falar da Melissinha é abrir um baú de recordações coloridas e nostalgia.

​Lançada pela Grendene em 1984, essa sandália de plástico não era apenas um calçado; era o passaporte para um mundo de magia.

Quem não se lembra do brilho nos olhos das pequenas ao verem os comerciais na TV?

O sucesso era tanto que dez em cada dez garotas sonhavam com o seu par. E não era para menos!

A Melissinha vinha sempre com um "plus" que fazia a alegria da criançada: as famosas pochetezinhas, os reloginhos coloridos ou aqueles estojos encantadores.

​A marca dominou os anos 80 com criatividade. Em 1986, foram 13 milhões de pares vendidos, transformando as ruas em um verdadeiro desfile de moda infantil.

​Mais do que um calçado, a Melissinha foi um símbolo que uniu gerações através do design e do lúdico.

Relembrar esses tempos é celebrar uma infância vibrante, cheia de acessórios divertidos e aquele plástico brilhante que, até hoje, nos faz viajar no tempo com um sorriso no rosto.

A programação completa da rádio está em:




quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO 2025

 


santuariodiocesano
A palavra que resume este 3º Domingo do Advento é ALEGRIA, pois se aproxima o dia da vinda do Senhor! ✨

A emoção foi ainda maior com a belíssima apresentação do Coral Nossa Senhora Aparecida que trouxe beleza a nossa Santa Missa de Domingo.

Alegremo-nos no Senhor e continuemos essa caminhada de conversão à espera do menino Deus que se aproxima!