domingo, 11 de agosto de 2024

LOTA DE MACEDO SOARES - UMA DAS FIGURAS MAIS IMPORTANTES DA ARQUITETURA PAISAGÍSTICA BRASILEIRA DO SÉCULO XX




Ouça em https://open.spotify.com/episode/75RPDeroKjHQ6Hoz2nvfTX    o áudio produzido para a Educa Web Radio, cujo texto está a seguir:



Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, mais conhecida como Lota de Macedo Soares, foi uma arquiteta-paisagista e urbanista brasileira autodidata, nascida em Paris em 1910 e falecida em Nova York em 1967.

Filha do primeiro-tenente da Marinha, José Eduardo de Macedo Soares, nasceu em Paris, em 1910, onde o pai servia. Quando ele deixou a Marinha, fundou, no Rio de Janeiro, o jornal O Imparcial, precursor do Diário Carioca.

Na década de 1920, SEU PAI teve que fugir do país por criticar o governo federal no jornal. Lota estudou, então, em um colégio interno na Suíça até os 18 anos, quando voltou com a família para o Brasil.

Na década de 1930, teve algumas aulas de arquitetura e entrou para o curso de pintura da Universidade do então Distrito Federal, ministrado por Candido Portinari. Era fã de Mariette Hélène Delangle, corredora de carros francesa, e participava, ela própria, de corridas de carro do Circuito da Gávea.

Considerada uma das pioneiras da arquitetura paisagística moderna no Brasil, Lota é mais conhecida por sua obra-prima, o Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro. Idealizado e articulado por ela, o parque se tornou um dos maiores espaços verdes urbanos do mundo e um dos principais cartões postais da cidade.

Idealizou, articulou e liderou a equipe de paisagismo do parque, que contou com nomes como Burle Marx, Affonso Reidy e Luiz de Mello Filho. Lutou contra a construção de avenidas com prédios à beira-mar, defendendo a criação de espaços verdes e de lazer gratuito para a população.

Lota defendia uma visão integrada da arquitetura, do paisagismo e do urbanismo, buscando criar espaços públicos que fossem funcionais, estéticos e acessíveis à população.

Foi uma das primeiras paisagistas no Brasil a se preocupar com a preservação do meio ambiente e com a utilização de espécies vegetais nativas em seus projetos.

Além do Parque do Flamengo, Lota também projetou outros espaços verdes importantes no Rio de Janeiro, como o Jardim do Botânico, a Aterro da Barra e a orla do Leblon.

Lota de Macedo Soares é considerada uma das figuras mais importantes da arquitetura paisagística brasileira do século XX; seu trabalho influenciou gerações de arquitetos, paisagistas e urbanistas no Brasil e no mundo.

Em 2017, foi homenageada pelo Google com um doodle em comemoração ao centenário de seu nascimento.

Lota de Macedo Soares foi uma mulher visionária e inovadora que dedicou sua vida a criar espaços públicos mais humanos, verdes e sustentáveis. Seu legado é um patrimônio valioso para o Brasil e para o mundo.