Ouça em https://open.spotify.com/episode/1g5NXJbjKTM1gOXE4q9iE8?si=ttVC4fCoTH61AYPWIML-NQ o áudio produzido para a Educa Web Radio, cujo texto está a seguir:
Aparício Basílio da Silva nascido em 1936 estava sempre presente nas colunas sociais: o colunista Nirlando Beltrão elegeu-o o homem mais elegante de São Paulo.
Em 1956, Aparício abriu sua butique, a Rastro, na então glamorosa rua Augusta. Ali ele vendia produtos de moda e decoração, muitos desenhados por ele próprio.
Aparicio desenvolveu a ideia de lançar uma fragrância de qualidade igual à dos perfumes importados, mas com algum toque de brasilidade – em 1965 lançou a água-de-colônia Rastro.
O perfume era dado como brinde aos clientes da loja, mas ficou tão famoso que passou a ser comercializado, sendo considerado o primeiro perfume de luxo do Brasil – sua embalagem também foi projetada por Aparício.
A colônia, na cor verde, tornou-se um objeto do desejo de todos, brilhando até os anos 1980, quando começou a perder mercado para os importados e para concorrentes nacionais como Avon e Natura.
Aparício era um homem culto. Estudou arte, foi artista plástico e colecionador de obras de arte. Também foi presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo durante nove anos e escreveu alguns livros.
Aparício teve um final trágico: em 1992 sofreu um sequestro e acabou morto por criminosos que buscavam dinheiro.
A marca criada por Aparício pertence atualmente ao grupo Hypermarcas, que produz alguns itens que levam o nome Rastro, mas não a tradicional colônia verde.
A programação completa da rádio está em: