Assista em https://youtu.be/nPYn67fbCDo?si=qpPQCLoScEMNFpcn o vídeo completo e em https://www.youtube.com/shorts/G-PkOMLrN-k a versão reduzida, produzidos para a Educa Web Radio, cujo texto está a seguir:
Falaremos hoje de Maquiavel, um tema diferente de tudo o que já falamos até o momento.
Maquiavel viveu entre 1469 e 1527, tendo ficado célebre por seus escritos acerca de política.
No entanto, produziu um conto satírico "Belfagor, o Arquidiabo", que narra uma experiência realizada no Inferno para descobrir por que razão quase todos os homens que ali chegavam atribuíam sua perdição ao fato de terem se casado.
Maquiavel nos conta como, preocupado com o assunto, o Demônio e seus assessores diretos, os arquidiabos, decidem enviar um deles à Terra, sob a forma de um homem muito rico e bonito, para casar-se e viver aqui durante dez anos, tentando esclarecer o assunto.
Houve um sorteio e o enviado foi o arquidiabo Belfagor, que assume a identidade de Rodrigo de Castela, em Florença, na Itália.
Enquanto na Terra, Belfagor não teria qualquer poder extraordinário, viveria como um ser humano.
Rodrigo casa-se com uma jovem nobre e muito bonita, mas pobre, chamada Onesta, mas logo descobre que a beleza dela é ofuscada por sua vaidade, gosto pelo luxo e temperamento tirânico.
Onesta gasta a fortuna de Rodrigo em futilidades e apoio à sua família, que desperdiça todo o dinheiro.
Rodrigo acaba falindo e para não ser preso por dívidas, foge, ocultando-se sob um monte de esterco, de onde é retirado por um camponês, que acaba ocultando-o até terminar o prazo de dez anos, quando Belfagor volta ao inferno.
Ali chegando diz ao Demônio e aos seus pares que as alegações dos homens eram verdadeiras: o casamento é, de fato, a pior das penas, sendo as mulheres muito mais assustadoras que o próprio Diabo.
O conto é uma crítica mordaz e bem-humorada às agruras da vida conjugal e um espelho satírico da sociedade, onde a vaidade, o materialismo e a tirania de alguns transformam a vida na Terra numa experiência infernal, até mesmo para um arquidiabo.
A programação completa da rádio está em:
