sábado, 6 de dezembro de 2025

BELFAGOR, O ARQUIDIABO

Assista em https://youtu.be/nPYn67fbCDo?si=qpPQCLoScEMNFpcn  o vídeo completo e em https://www.youtube.com/shorts/G-PkOMLrN-k a versão reduzida, produzidos para a Educa Web Radio, cujo texto está a seguir:


Falaremos hoje de Maquiavel, um tema diferente de tudo o que já falamos até o momento.

Maquiavel viveu entre 1469 e 1527, tendo ficado célebre por seus escritos acerca de política.

No entanto, produziu um conto satírico "Belfagor, o Arquidiabo", que narra uma experiência realizada no Inferno para descobrir por que razão quase todos os homens que ali chegavam atribuíam sua perdição ao fato de terem se casado.

​Maquiavel nos conta como, preocupado com o assunto, o Demônio e seus assessores diretos, os arquidiabos, decidem enviar um deles à Terra, sob a forma de um homem muito rico e bonito, para casar-se e viver aqui durante dez anos, tentando esclarecer o assunto.

Houve um sorteio e o enviado foi o arquidiabo Belfagor, que assume a identidade de Rodrigo de Castela, em Florença, na Itália.

Enquanto na Terra, Belfagor não teria qualquer poder extraordinário, viveria como um ser humano.

​Rodrigo casa-se com uma jovem nobre e muito bonita, mas pobre, chamada Onesta, mas logo descobre que a beleza dela é ofuscada por sua vaidade, gosto pelo luxo e temperamento tirânico.

Onesta gasta a fortuna de Rodrigo em futilidades e apoio à sua família, que desperdiça todo o dinheiro.

Rodrigo acaba falindo e para não ser preso por dívidas, foge, ocultando-se sob um monte de esterco, de onde é retirado por um camponês, que acaba ocultando-o até terminar o prazo de dez anos, quando Belfagor volta ao inferno.

​Ali chegando diz ao Demônio e aos seus pares que as alegações dos homens eram verdadeiras: o casamento é, de fato, a pior das penas, sendo as mulheres muito mais assustadoras que o próprio Diabo.

​O conto é uma crítica mordaz e bem-humorada às agruras da vida conjugal e um espelho satírico da sociedade, onde a vaidade, o materialismo e a tirania de alguns transformam a vida na Terra numa experiência infernal, até mesmo para um arquidiabo.


A programação completa da rádio está em: