segunda-feira, 3 de março de 2025

OS TRENS DA COMPANHIA PAULISTA E O FILÉ ARCESP


Ouça em https://open.spotify.com/episode/1TIOJDPGEEvoqEJMk6Rdth?si=xEYubX30Tkmpx1ZkeLhMEw
 o áudio produzido para a Educa Web Radio, cujo texto está a seguir:


Até o início dos anos 1980, os trens da Companhia Paulista de Estradas de Ferro eram um excelente meio de transporte entre a capital e o interior do Estado de São Paulo.

Os trens de longo curso da Paulista, que ligavam São Paulo às barrancas do rio Paraná, eram dotados de carros restaurante, onde podia-se desde simplesmente tomar uma cerveja bem gelada, um gin tônica ou uma dose de uísque e petiscar, até almoçar ou jantar.

Houve tempo em que, para ir a esses carros, era necessário vestir paletó e gravata e retirar uma senha.

O prato mais famoso servido nesses carros era o Filé ARCESP.

O consagrado jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão, natural de Araraquara, que viajou muito nos trens da Companhia Paulista, lembra o filé: "Era um bife muito grande, com tomate, ervilhas e cebola servidos na manteiga, acompanhado de arroz", descreve Loyola. "Até hoje lembro do aroma."

O nome do prato homenageava passageiros muito frequentes: os viajantes, como eram chamados na época os representantes comerciais; o nome do prato, vem do nome da entidade que os reunia, a Associação dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo - ARCESP.

A receita original se perdeu, mas das lembranças de viajantes é possível tentar reproduzi-la. Uma receita também pode ser encontrada no YouTube, embora falte um ingrediente hoje impossível de encontrar: os trens da Companhia Paulista...


A programação completa da rádio está em: