Ouça em https://open.spotify.com/episode/7egsrhYiyPFlioAKs2fQwv?si=Prag6EZmTgCN5HQSiOSFwg o áudio produzido para a Educa Web Radio, cujo texto está a seguir:
São Paulo viveu uma efervescência cultural e de entretenimento no final dos anos 1940 e começo dos anos 1950, quando grupos de intelectuais e artistas lançaram a moda de “sair de casa”, numa sociedade outrora fechada em pequenos núcleos, provincianos.
Nesse período surgiram boates de categoria que se tornaram pontos de encontro desses grupos.
A mais famosa delas foi a Oasis, que ficava em um porão do emblemático Edifico Ester, um prédio misto de apartamentos e escritórios na Praça da República, construção modernista lançada pela família Coutinho Nogueira, fazendeiros de café da região de Campinas. A entrada era pela Rua Sete de Abril; mais tarde funcionou ali o Executivo, uma boate não tão refinada assim.
O Ester marcou época, é bonito até hoje, era chique morar e trabalhar ali; atraiu pessoas como o arquiteto Rino Levi, que tinha ali seu escritório. O Dr. Hugo Ribeiro de Almeida, intelectual e famoso otorrinolaringologista tinha seu consultório no Ester.
Hoje o prédio é tombado como testemunho de uma época de transição da S.Paulo antiga para a S.Paulo de hoje.
A Oasis marcou época como boate refinada, com uma frequência selecionada e atrações musicais de primeira. Circulavam por lá Gofredo da Silva Yelles e sua esposa Carolina, sua ex-esposa Lygia Fagundes Telles, além de intelectuais e profissionais como o arquiteto Flavio de Carvalho, Assis Chateaubriand, Sergio Milliet, Tarsila do Amaral, Luis Martins, Mario Donato, Dinah Silveira de Queiroz, Jamil Almasur Haddad e outros.
Grandes artistas apresentaram-se ali, dentre eles Bill Haley e seus Cometas, a primeira banda de rock conhecida mundialmente.
Mas não foi só a Oasis que marcou época. Outras como a Lord , na Av.São João, onde a crooner era Hebe Camargo e cantou Edith Piaf, a Excelsior, na Av.Ipiranga, no hotel do mesmo nome, e algumas poucas outras, onde se apresentaram artistas como Charles Trenet, o maior cantor francês da época, o astro da canção mexicana Pedro Vargas, Lucho Gatica, Sarah Vaughan, Jaqueline Baker, o rei do bolero Gregorio Barrios e outros.
A programação completa da rádio está em: