sábado, 31 de maio de 2025

CINE OLIDO: UMA VIAGEM AO PASSADO



Assista em https://www.youtube.com/watch?v=IdHrK8ovZ1E o vídeo produzido para a Educa Web Radio, cujo texto está a seguir: 


O Cine Olido, inaugurado em 1957, é um marco na história cinematográfica de São Paulo e representa um espaço de grande relevância cultural. 

Situado na Avenida São João, tinha acesso através de uma galeria na Rua Sete de Abril, o que era uma característica notável para a época.

O projeto original do Cine Olido previa uma capacidade de 1450 lugares, posteriormente ajustada para cerca de 1300. Essa modificação visava otimizar a circulação do público.

A experiência no Cine Olido era aprimorada por um sistema de som avançado, que garantia uma clareza sonora e por uma tela com 16 metros de largura.

À frente da tela, um palco permitia a realização de shows e apresentações de orquestras, além das exibições cinematográficas.

As laterais da sala eram decoradas com arandelas monumentais, conferindo requinte ao local.

A inauguração do Cine Olido foi um evento significativo. Contou com a apresentação de uma orquestra sinfônica, que executou o tema principal do filme "Tarde Demais para Esquecer", que foi exibido na estreia. (https://www.youtube.com/watch?v=niSgCbUjhe0 - neste link estão algumas cenas do filme e a trilha sonora)

Para enriquecer a experiência pré-exibição, apresentações de piano e orquestra precediam os filmes.

O processo de acesso ao cinema era um ritual. Os ingressos eram vendidos antecipadamente com lugares numerados, o que eliminava filas e assegurava o lugar dos espectadores.

Ir ao cinema era um evento social, indo além da simples exibição de filmes. O Olido, portanto, não era apenas uma sala de projeção, mas um centro de arte e comunidade, um elemento histórico e cultural significativo nas memórias da cidade.

Sua estrutura e programação refletiam uma era em que o cinema era concebido como uma experiência imersiva e multifacetada, contribuindo para o desenvolvimento cultural e social de São Paulo. 

Hoje o Olido faz parte do Circuito Spcine, que é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo.


A programação completa da rádio está em: