quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

GARDNER E A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Ouça em https://open.spotify.com/episode/67oIDBzj4pqks2MpuSZiDj?si=85493e852e1649a2 o áudio produzido para a Educa Web Radio, cujo texto está a seguir.

A programação completa da rádio está em https://www.educawebradio.com.br/



Howard Gardner, psicólogo e educador norte-americano, nasceu em 11 de julho de 1943.

Gardner é conhecido por sua teoria das Inteligências Múltiplas, proposta pela primeira vez na década de 1980, na qual ele argumenta que a inteligência não pode ser reduzida a um único fator, como medido por testes de QI tradicionais, mas sim que existem diferentes tipos de inteligência, cada um representando habilidades distintas.

A teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner identifica oito categorias principais de inteligência:

- Linguística: Habilidade com palavras, linguagem escrita e falada.

- Lógico-matemática: Capacidade de resolver problemas matemáticos e lógicos.

- Espacial: Habilidade em visualizar o mundo em três dimensões.

- Musical: Sensibilidade e habilidade na música e ritmo.

- Corporal-cinestésica: Coordenação física e habilidades motoras.

- Intrapessoal: Conhecimento e compreensão de si mesmo.

- Interpessoal: Habilidade em entender e se relacionar com os outros.

- Naturalista: Sensibilidade e compreensão do ambiente natural.

Gardner propõe que todos possuem essas inteligências, mas em graus variados. Ele destaca que a educação tradicional muitas vezes privilegia apenas algumas dessas inteligências, negligenciando outras importantes para o desenvolvimento holístico das pessoas.

A teoria das Inteligências Múltiplas, teve um impacto significativo na educação, influenciando abordagens pedagógicas que buscam reconhecer e desenvolver as diversas habilidades dos alunos.

Essa perspectiva continua a influenciar positivamente a forma como compreendemos e promovemos o potencial humano.

Howard Gardner é professor de Educação e de Psicologia na Harvard Graduate School of Education.