domingo, 14 de abril de 2024

DONA VERIDIANA - UMA MULHER À FRENTE DE SEU TEMPO

Ouça em https://open.spotify.com/episode/09qkn9I2f4hU1xW0LQphgp?si=6bQf4rFxR2KLGAUWayPi0A o áudio produzido para a Educa Web Radio, cujo texto está a seguir.

A programação completa da rádio está em https://www.educawebradio.com.br/




Valéria da Silva Prado foi uma figura marcante na história de São Paulo, nascida em 1825 e falecida em 1910.

Casou-se aos 13 anos com seu tio, Martinho da Silva Prado, uma união que visava proteger o patrimônio da família.

Durante os primeiros anos de casamento, ajudou Martinho a administrar a Fazenda Campo Alto, em Mogi Mirim, contribuindo significativamente para o sucesso dos negócios do marido.

Mas não foi um casamento feliz, culminando com a separação em 1878, um evento escandaloso para a elite paulista da época.

Apesar disso, Veridiana continuou a viver uma vida muito ativa, demonstrando sua independência e determinação. Era uma mulher culta, fluente em francês e com conhecimentos de italiano.

Mesmo sendo monarquista em uma época de transição para a República, foi uma defensora da libertação dos escravos, tendo presidido a Sociedade Redentora, que trabalhava pela libertação dos escravos. Promovia também eventos beneficentes e culturais em sua propriedade.

Em 1879 Veridiana adquiriu o terreno onde veio a construir seu palacete, em estilo francês, com material totalmente importado da Europa, ocupando o quadrilátero formado pelas Avenidas Higienópolis e Angélica e ruas Dona Veridiana e Martinico Prado – Martinico era seu filho.

A construção foi finalizada em 1884 e hoje o palacete é a sede do Iate Clube de Santos – é uma edificação magnificamente conservada, com 5 mil metros quadrados de jardins.

Em 1891, chocou as senhoras da sociedade paulista ao não cumprir o período de luto que se esperava após a morte de seu ex-marido, Martinho Prado, ao organizar um leilão beneficente no qual vendeu pessoalmente uvas cultivadas em sua chácara para ajudar os pobres.

Seu legado perdura até os dias atuais, com o palacete tendo sido tombado como patrimônio histórico em 2006. Fotos atuais do palacete, podem ser vistas em  em https://www.descubrasampa.com.br/2022/07/palacete-dona-veridiana-iate-clube-de.html

A rua em que residia, antigamente chamada Santa Cecilia, agora é chamada Dona Veridiana – uma justa homenagem, refletindo sua importância para a história de São Paulo.