quarta-feira, 29 de novembro de 2023

CHEGADA DO ROCK AND ROLL AO BRASIL


A programação completa da rádio está em https://www.educawebradio.com.br/

Em seu portal “Histórias Paulistanas”, Décio Monteiro nos conta uma história bastante interessante.

Em 20 de dezembro de 1956, estreava em São Paulo o filme “Ao Balanço das Horas”, estrelado pelo grupo Bill Haley e seus Cometas, trazendo músicas do que era um novo estilo: o rock and roll. 

A estreia ocorreu no então chique Cine Paulista, da rua Augusta.

O filme já havia provocado confusão na Europa e Estados Unidos com jovens dançando, batendo os pés, quebrando cadeiras e gritando durante a sessão.

Com medo de que algo parecido pudesse acontecer por aqui, a polícia foi acionada para vigiar a plateia, o que se mostrou uma medida acertada.

Segundo o Estadão, o filme provocou manifestações histéricas de adolescentes; a primeira sessão teve que ser interrompida duas vezes por causa de jovens que gritavam e xingavam os policiais que os proibiam de dançar na sala.

No dia seguinte, 21 de dezembro, mais 11 cinemas exibiram o filme, desta vez regado a "fumeta", um inseticida levado pelos jovens que provocava fumaça – imaginem o perigo em uma sala lotada.

O então governador, Jânio Quadros, determinou ao chefe de polícia que tomasse providências drásticas contra os bagunceiros, detendo-os.

O Movimento de Arregimentação Feminina e a Comissão de Moral e Costumes da Confederação das Famílias Cristãs também se posicionaram contra o filme, dizendo "É preciso impedir que os menores de 18 anos continuem a praticar atos de selvageria e delírio coletivo".

Sob pressão, o juizado de menores, proibiu que menores assistissem ao filme.

Cassetetes e censura esfriaram os ânimos, mas a agitação prosseguiu até início de janeiro