quarta-feira, 25 de outubro de 2023

TONICO &TINOCO - UMA DAS DUPLAS MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA


Ouça em https://soundcloud.com/elisabete-bretenitz/tonico-e-tinoco o áudio produzido para a Educa Web Radio, cujo texto está a seguir.

A programação completa da rádio está em https://www.educawebradio.com.br/ 


A dupla caipira Tonico & Tinoco era formada pelos irmãos João Salvador e José Salvador Perez.

Considerada uma das duplas mais importantes da história da música brasileira - em 64 anos de carreira, a dupla gravou quase mil músicas e é uma dos recordistas de vendas no Brasil.

As estimativas variam, mas diz-se que a dupla vendeu entre 20 e 50 milhões de discos; foram cerca de 40 000 apresentações em toda a carreira.

Em 15 de agosto de 1935 fizeram a primeira apresentação profissional, cantando na festa do santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Manuel; na época, junto com o primo Miguel, formavam o "Trio da Roça".

Viviam e trabalhavam em uma fazenda, mas começaram a cantar nos fins de semana na Rádio Clube de São Manuel, sem ganhar, por amor à arte.

A vida difícil fez a família mudar-se para São Paulo em 1941, e os irmãos continuaram vivendo do que ganhavam como trabalhadores braçais.

Em São Paulo, ainda com seu primo, venceram um concurso de calouros promovido pela Rádio Emissora de Piratininga e foram contratados pela Rádio Difusora, uma emissora de porte, de propriedade do jornalista Assis Chateaubriand que estava formando uma rede de veículos de comunicação — os Diários e Emissoras Associados.

Passando a cantar sem o primo, a dupla tornou-se um sucesso, recebendo inúmeros  convites para shows, inclusive  excursionando pelo interior, cantando em cinemas, clubes e galpões.

Seu primeiro disco saiu em 1945 e em 1946 o sucesso definitivamente chegou com a moda "Chico Mineiro" (https://www.youtube.com/watch?v=NrMtMczWcNo).

Em 1961 estreiam no cnema com o filme “Lá no Meu Sertão” – nessa época sofreram um grande golpe: Tonico, tuberculoso desde 1940, precisou ser internado em um sanatório de Campos do Jordão.

Depois de uma operação, Tonico se recuperou, de forma quase milagrosa – em agradecimento a Nossa Senhora Aparecida, a quem a dupla atribuiu sua cura, construíram na Vila Diva em São Paulo uma capelinha que recebe romeiros e devotos até hoje.

Continuaram a fazer sucesso e em 1979, fizeram o que nenhum caipira havia sonhado: apresentam-se no Teatro Municipal de São Paulo, num show de três horas que reuniu um público recorde de 2 500 pessoas.

O último show da dupla foi na cidade mato-grossense de Juína, no dia 7 de agosto de 1994, pouco antes da morte de Tonico, aos 77 anos, vítima de uma queda nas escadas do prédio onde morava.

Tinoco seguiu cantando, de forma esporádica, tendo falecido em 2012 aos 91 anos, vítima de problemas respiratórios.