sábado, 24 de fevereiro de 2024

ANITA MALFATTI: UMA GRANDE ARTISTA

Ouça em
https://open.spotify.com/episode/5CEUEK9c0wXXiSpIFUJUFV?si=iIkO_4LeQ6Kec9YAzdu1MQ o áudio produzido para a Educa Web Radio, cujo texto está a seguir.

A programação completa da rádio está em




Anita Catarina Malfatti nasceu em São Paulo, em 1889. Pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora, foi uma das pioneiras do Modernismo.

Era portadora de uma deficiência: nasceu com atrofia no braço e na mão direita. Aos três anos de idade foi levada pelos pais a Lucca, na Itália, na esperança de corrigir o defeito congênito. O tratamento médico não teve êxito, e ela pintava com a mão esquerda.

Estudou no então Mackezie College, onde se formou e mais tarde foi professora,

Iniciou seus estudos artísticos com sua mãe, que também era pintora. Em 1910 foi para a Alemanha cursar a Academia Imperial de Belas Artes.

Retornou ao Brasil em 1914, e fez sua primeira exposição individual. Em seguida, foi estudar nos Estados Unidos.

Ao voltar, em 1917 realizou outra exposição individual, que reuniu 53 de suas obras com forte tendência expressionista – elas foram tidas como revolucionárias, sendo consideradas raízes do Modernismo Brasileiro, movimento que viria reunir diversos artistas nacionais na Semana de Arte Moderna, em 1922.

Em 1923 ganhou uma bolsa para estudar em Paris; seguiu produzindo, sempre com sucesso, e em 1951, participou da primeira Bienal de Artes de São Paulo.

Entre suas obras mais conhecidas estão “O farol”, " A Boba, " O Homem Amarelo " e " A Estudante Russa!"; naa maioria de suas obras, Anita Malfatti utilizou cores puras e vibrantes para expressar temas do cotidiano.

Anita Catarina Malfatti nos deixou em 1964.