sábado, 24 de fevereiro de 2024

ODISSÉIA - UM ÉPICO DA LITERATURA GREGA


Ouça em https://open.spotify.com/episode/7Ay8o1vStqelIJYegd1qMb?si=Fpck7ZJKQ2yd5pAWQDb4Fg o áudio produzido para a Educa Web Radio, cujo texto está a seguir.

A programação completa da rádio está em https://www.educawebradio.com.br/




"Odisseia", uma das obras-primas da literatura grega antiga atribuída a Homero, oferece uma narrativa cativante que transcende o tempo. Situada em um contexto histórico da Grécia Antiga, aproximadamente século VIII A.C, a obra reflete os valores e a mentalidade da sociedade da época.

A narrativa segue a jornada épica de Ulisses, também chamado Odisseu, rei de Ítaca, após a Guerra de Troia. Durante sua longa ausência, Ulisses enfrenta numerosos desafios e perigos, incluindo a luta contra monstros, deuses vingativos e a própria natureza.

Ulisses ficou lutando durante dez anos na Guerra de Troia e, após seu término, enfrentou outros dez anos de peripécias e adversidades em sua jornada de retorno a Ítaca, buscando ir para casa e reencontrar sua amada esposa, Penélope, e seu filho, Telêmaco.

Ali chegando, disfarçado de mendigo, descobre que Penélope e Telêmaco, então com 20 anos, estão sendo assediados por um grupo, cuja meta é persuadir Penélope de que seu marido está morto, e que ela deve se casar com um deles, que se tornaria o rei de Ítaca.

Mas, ele não está morto e a fiel criada da família, Euricleia, ao lavar os pés do mendigo que Ulisses está fingindo ser, reconhece-o por uma cicatriz em sua perna e este ordena que ela guarde segredo.

No dia seguinte, instigada pela deusa Atena, protetora de Ulisses, Penélope convence os pretendentes a disputar sua mão, numa competição de arco e flecha, utilizando o arco de Odisseu. Este, ainda disfarçado, vence a competição e passa então a disparar flechas contra os pretendentes e todos são mortos.

Auxiliado por Telêmaco, ao qual já havia revelado sua identidade, Odisseu também executa doze das criadas da casa que haviam feito sexo com os pretendentes e também o pastor de cabras Melâncio, que havia caçoado de Odisseu e o maltratado.

Odisseu então finalmente se identifica para Penélope, que, hesitante quanto à sua identidade, o aceita após ele ter descrito a cama que teria construído para ela após se casarem.

A título de curiosidade, há fatos que ficam em nossa memória para sempre, como o ocorrido numa prova de literatura quando cursava Letras entre 2001 e 2004. Uma das perguntas feitas pelo querido Professor Marcelo Paulini foi acerca do reconhecimento de Ulisses pela criada.

Pergunta capciosa, que somente quem havia lido o livro na íntegra conseguiu respondê-la, já que o livro tem entre 400/500 páginas, dependendo da edição.